quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Esse é um dos temas mais polêmicos da atualidade. Bem se sabe que desta geração, 78% são filhos da adolescência. Mas por que esses números são tão altos e alarmantes?
Bem mais cedo, as crianças estão descobrindo o sexo oposto, abandonando a inocência natural à sua idade. Não sei se é porque os pais têm pressa em ver seus filhos descobrirem o mundo e o que nele há, ou se a tecnologia, que avança mais a cada dia, ajuda a apressar essa agora pequena passagem pela infância. Tudo isso desemboca em uma adolescência muito mais "aberta" e conivente com as "normalidades". Há uns 10 anos atrás, por exemplo, era muito difícil ver adolescentes em bailes que não fossem em matinês. Mas hoje, ver menores de idades em bailes funk, etc, até de manhã, é a coisa mais normal do mundo. Alguma coisa aí está fora do lugar... Mas o que?
O diálogo entre pais e filhos é algo que nunca deveria sair de moda. Mas têm muitos pais despreocupados e muitos filhos achando-se muito espertos. Mas é através do diálogo que os pais podem e devem passar seus valores morais aos seus filhos. A falta dessa conversa franca, descontraída, tem gerado a aceleração descontrolada da busca pelo sexo oposto, que já foi iniciada na infância, precocemente. As descobertas na adolescência chega a ser normal, até o ponto em que a sexualidade passa a imperar na vida dos adolescentes, como prioridade. Por isso que aquele bom e velho papo deve ser constante entre pais e filhos.
A sexualidade entre adolescentes tornou-se uma coisa tão banal, que nem se preocupam mais com as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), nem se vão ou não engravidar, e nem pensam nas consequências que isso pode trazer para eles, para seus pais e para a criança que eventualmente possa nascer, em caso de uma gravidez. Quando ocorre uma gravidez precoce, os adolescentes serão pais completamente despreparados, quase crianças, sem ter a menor noção do que os espera... O natural, seria esses adolescentes "pré pais" seguirem suas vidas estudando, preparando um bom futuro para suas próprias vidas, para que mais tarde pensem em um casamento, em ter filhos. Sexo por diversão ou curiosidade, só prova que os que o fazem são altamente burros e inconsequêntes!
O adolescente não deve desperdiçar uma das melhores fases da suas vidas, mas aproveitar para plantar seus sonhos e poder assistir o seu crescimento. Para trazer outra vida ao mundo, nos dias de hoje, é preciso estar preparado, pois um filho é um pedaço de nós, que requer cuidados especiais que vão matar e enterrar os sonhos da adolescência.
Não enterre seus sonhos, vivendo o pesadelo da gravidez na adolescência. Tudo tem a sua hora de acontecer.

CICATRIZANDO FERIDAS

Ninguém deseja ser vítima de um ato de violência. E se seguirmos a máxima de que não desejaríamos para outras pessoas o que não queremos que aconteça conosco, podemos dizer que ninguém deseja que alguém sofra algum ato de violência. Para aqueles que seguem os ensinamentos de Cristo, o amar ao próximo como a si mesmo, engloba amar os nossos inimigos, ser capaz de amar aquele que te faz um mal. Tarefa difícil, não? Até mesmo Jesus reconheceu que passaríamos por coisas muito difíceis. "Aflições", em suas palavras. Mas imediatamente trouxe uma palavra de ânimo aos corações aflitos: Ele venceu o mundo, e por isso deveríamos ter bom ânimo.
Em Jesus somos mais do que vencedores. Podemos vencer situações adversas, que tentam nos empurrar para baixo. Nele podemos encontrar nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da tribulação (Sl 46). Para Ele, elevamos nossos olhos quando precisamos de ajuda (Sl 125). Por Ele somos consolados quando nos é impossível segurar as lágrimas de dor e sofrimento (Mt 5).
Cristo é o único que pode mudar a história de dor e sofrimento na vida de alguém que foi marcado por um ato de violência, não apenas marcas físicas, mas marcas psicológicas. Cristo é o remédio capaz de cicatrizar feridas que parecem impossíveis de ser fechadas. Não importa o que aconteça, não podemos esquecer de Ele toma as nossas causas como um Advogado Fiel, de que Ele nos ama de maneira incondicional, de que Ele é o elo que nos leva ao Pai e de que, por seu sangue derramado na cruz do Calvário, hoje somos dignos de ser chamados às Bodas do Cordeiro.
Que nosso Senhor Jesus, com seu Santo ESpírito, venha sempre nos consolar nos momentos difíceis.